quinta-feira, 10 de março de 2016 | By: Daíza de Carvalho

Vocação para lazer será explorada ao lado do Limeirão

Estrutura mais voltada ao esporte será viabilizada a partir de contrapartida

Daíza Lacerda

Aos poucos, adeptos dos esportes começaram a tomar conta do entorno do estádio Major José Levy Sobrinho, o Limeirão. A adesão de caminhantes, por exemplo, é tamanha, que a divisão de espaço entre pedestres e veículos resulta em problemas, como acidentes. Mas a expectativa é que a questão seja solucionada com o início da revitalização do entorno do estádio, que receberá equipamentos de esporte e lazer por meio de contrapartida.
O projeto foi apresentado ontem pelo prefeito Paulo Hadich e o secretário de Urbanismo, Alex Marques Rosa, sendo que as obras tiveram início nesta semana. Tanto este projeto quanto o bosque que será feito no antigo zoológico são contrapartidas do mesmo empreendimento que teve aprovada a primeira fase de um loteamento na rodovia Limeira-Iracemápolis.
No lado do estádio em que já existem alguns equipamentos está previsto o fechamento do acesso de carros. Será feita uma pista de caminhadas, raias de 100 metros e uma ciclovia em todo o entorno. Brinquedos, academia ao ar livre, banco de areia para slackline, mini campo de futebol e de basquete serão algumas das opções. Banheiro e bar do estádio também devem ficar abertos para o público.
Hadich informou que o objetivo inicial era a ação no bosque, mas a chuva dificultou os trabalhos. Além dos equipamentos previstos, outras atividades podem atrair mais pessoas para o local. Um dos exemplos é a feira do produtor rural. A projeção é que as mudanças sejam concluídas em até 60 dias.
CONTRAPARTIDAS
As intervenções nos dois locais saíram de um banco de projetos existente na Secretaria de Urbanismo, em iniciativas que aguardavam a verba e a vez. Neste caso, vão sair do papel pela impossibilidade de mensurar, no momento, o impacto do empreendimento na Limeira-Iracemápolis, como explicou Alex. "Sabemos que a prefeitura terá custos, terá que viabilizar transporte e educação, por exemplo. Mas ainda não conhecemos a demanda e o público. Por isso foi negociada a ação compensatória em outro ponto, mas de uso comum", explica.
A escolha é consenso entre poder público e empreendedor. Apesar de depender de prazos de aprovações, todas as ações são listadas em termos de compromisso. Outros exemplos dessa iniciativa é a reforma do centro comunitário do Parque Hipólito, feito pela construtora que terá empreendimento imobiliário na avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva. As intervenções iniciadas nesta semana na via Guilherme Dibbern também são acordo que parte de projeto aprovado na região.
Alex salienta que as medidas são previstas no Plano Diretor. São mitigadoras quando servem para equilibrar o impacto causado em determinada região, como a duplicação de uma via. E compensatória quando essa contrapartida não necessariamente ocorre na mesma área e comunidade. A lei prevê também prevê a opção de depósitos em dinheiro para os fundos de urbanização e habitação.




Foto: Mário Roberto/Gazeta de Limeira
Nova concepção do entorno do estádio privilegiará pedestres com foco no esporte e lazer

Publicado na Gazeta de Limeira.

0 comentários:

Postar um comentário