terça-feira, 24 de abril de 2012 | By: Daíza de Carvalho

Cerca de 70% dos carnês do IPTU foram entregues

Contribuinte que buscar carnê terá mais cinco dias de prazo para pagar

Daíza Lacerda

Encerra no dia 30 o prazo, prorrogado pela Prefeitura de Limeira, para pagamento da primeira parcela ou cota única do Imposto Predial Territorial Urbano, o IPTU. No número mais recente fornecido pelos Correios à Prefeitura, até o dia 16 haviam sido entregues quase 77 mil carnês, dos cerca de 109 mil emitidos. "Isso representa cerca de 70% do total e, se essa média se mantiver, acreditamos que até o dia 29 sejam completos ao menos 100 mil carnês entregues", estima Marcos Laurito, diretor do Departamento Tributário da Secretaria da Fazenda.
Segundo Laurito, a expectativa é que a média de carnês não entregues após as duas tentativas dos Correios, que deverão ser buscados pelo contribuinte na Prefeitura, deve ficar entre 6 e 7 mil, a mesma quantidade do ano passado.
Assim como nos últimos finais de semana, no próximo, que antecede o fim do prazo de vencimento, os Correios devem manter o mutirão de entrega dos carnês. "Isso foi garantido à Prefeitura", lembra Laurito.

MAIS PRAZO
Quem ainda não recebeu o carnê, pode fazer o pagamento imprimindo a segunda via do site da Prefeitura (www.limeira.sp.gov.br), no link IPTU 2012. Basta colocar o nome do titular do imóvel e número de inscrição.
Apesar dessa opção, pela internet não é possível obter mais dados da cobrança e sobre o imóvel, que vêm descritos no carnê. A prorrogação não se estende entre a segunda e nona parcela, que devem ser pagas até o vencimento original, que varia entre os contribuintes.
Para quem não receber o carnê, será determinada a partir da segunda quinzena de maio a data para retirada dos mesmos na Prefeitura. A partir de quando o contribuinte fizer a retirada (quando deverá levar um carnê do exercício anterior), terá cinco dias a mais de prazo para fazer o pagamento da parcela com vencimento em abril sem juros, e com o desconto de 10% garantido, no caso da parcela única. "A única desvantagem para o contribuinte, é que esse prazo poderá coincidir com o vencimento da segunda parcela, com o acúmulo das duas. Mas quem não recebeu terá esses dias a mais para fazer o pagamento da primeira parcela ou da parcela única".

Publicado na Gazeta de Limeira. Original em pdf aqui.



0 comentários:

Postar um comentário