segunda-feira, 25 de abril de 2016 | By: Daíza de Carvalho

Preparação de idosos a todo vapor para disputas do Jori

Atletas de Limeira participarão de diversas modalidades, como dança e atletismo

Daíza Lacerda

A busca é por medalhas, mas eles já ganham em disposição. Engana-se quem pensa que têm tempo sobrando. Eles não têm tempo a perder. E foi na correria que a enfermeira aposentada Lourdes de Jesus Souza, de 60 anos, falou das suas corridinhas, que a levarão pela primeira vez à disputa de medalhas dos Jogos Regionais do Idoso, que acontecem em maio, em Americana. Com uma família de 15 netos e um casal de bisnetos, para ela não há dificuldades em conciliar as atividades do lar, a família e os treinos. "Correr é tudo. É muita emoção. Canseira às vezes dá, mas é só dar uma paradinha. Mas na primeira oportunidade a gente estreita o cabelo de novo", descreve a atleta, que mal terminou a entrevista e saiu correndo para a próxima parada, o treino de vôlei.
Também com 60 anos de idade, o aposentado Clóvis Gama de Souza só observava quem corria, há cerca de dois anos. A esperança de se livrar dos quilinhos a mais foi o principal incentivo. "Via as pessoas correndo e se dando bem. Entrei nessa e me dei bem também. Passei dos 77 para os 63 quilos e não paro mais", diz ele, que corre três vezes por dia. O atleta é só elogios para a modalidade. "Correr tira o estresse e o pensamento ruim. Mexe com tudo, com o corpo e a cabeça. Algumas dorzinhas sempre temos, mas o saldo é muito bom".
Professora de educação física e treinadora deles e de outros dois idosos que participarão dos jogos, Marly Inácio de Oliveira salienta que, para competir nesta idade, é preciso já ter algum preparo anterior. Porém, justamente na idade em que aparecem problemas crônicos, os praticantes são exemplos do resultado do esporte a favor da saúde. "Para eles, é também um lazer. Fazem porque gostam", ressalta.
Neste ano, o time limeirense contará também com José Carlos da Silva, o Fumaça, que retorna às pistas após um ano afastado das competições devido a uma inflamação no nervo ciático. "Estou treinando pouco, mas bem, pois só fui liberado em janeiro. Pretendo garantir a medalha, mas a disputa é difícil. Quero fazer os 1.000 metros abaixo de cinco minutos", considera. Apenas os três primeiros são premiados, sendo que dois são classificados para o estadual.
SAÚDE E ALEGRIA
A idade não reduz a dificuldade da disputa. E é esperando concorrentes fortes que a nadadora Ayde Gazotto, de 67 anos, fará a sua estreia nos jogos. Com cinco anos de braçadas que renderam 125 medalhas e quatro troféus top 5 do ano, ela treina ao menos 2.000 metros por dia. Mais do que os reflexos na saúde, ela destaca o convívio. "Tenho muito mais disposição e também fazemos muitas amizades competindo". Mas reconhece que o páreo não será fácil. "Vamos tentar a medalha, mas enfrentaremos os melhores de cada cidade, gente que já competiu até no exterior, que nada desde criança", considera.
Mais do que esporte, a arte será aliada do grupo que disputará com coreografia. A preparação corporal começou no ano passado, em ciclo com trabalho das capacidades físicas. "Vida - Jogo de encaixe" é o tema trabalhado por meio da dança, com 12 participantes entre 60 e 85 anos. Nos movimentos, a reflexão do contexto da vida e potencialidades do idoso.
O casal Neyde Amaral Beduschi, de 79 anos, e Jonathas Beduschi, de 85, atestam os benefícios da atividade. Eles, que já praticavam dança de salão, só veem vantagens na participação. "Nos sentimos maravilhados, felizes, sem contar a amizade com o grupo. É uma alegria tanta gente diferente formando uma só família".


Delegação limeirense reunirá ao menos 100 atletas

O entusiasmo dos competidores vai longe, mas é preciso saber se o corpo, de fato, aguenta a exigência, já que algumas modalidades são mais intensas, como o atletismo. Por isso, todos passam por uma avaliação médica para serem liberados para as provas, como explica Glaucia Perrielo, assessora de esporte e lazer da Secretaria de Esportes.
A estimativa é levar ao menos 100 atletas para os jogos, que ocorrem de 11 a 15 de maio, em Americana. Embora haja representantes para todas as modalidades, oscila a participação na faixa etária, como a categoria acima de 70 anos. Serão 14 modalidades disputadas: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez. (Daíza Lacerda)



Publicado na Gazeta de Limeira.



0 comentários:

Postar um comentário