sábado, 9 de abril de 2016 | By: Daíza de Carvalho

Fumaça será um dos condutores da tocha olímpica em Limeira

Veterano do atletismo vê oportunidade como inspiração para os mais jovens

Daíza Lacerda

Uma das patrocinadoras do revezamento da tocha olímpica Rio 2016, a Coca-Cola confirmou que José Carlos da Silva, o Fumaça, será um dos condutores em Limeira da tocha olímpica dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O principal símbolo dos Jogos chega ao município dia 20 de julho.
Além de Fumaça, foi confirmada também a participação de Eduardo Ferreira dos Santos, de 33 anos, que treina atletismo desde 1996. Por enquanto, não há outras confirmações. Conforme a assessoria da Coca-Cola, alguns nomes ainda estão em fase de aprovação.
O revezamento começa em Olímpia, na Grécia, com a cerimônia de acendimento da tocha dia 21, 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 . De lá, a chama olímpica viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final. Os Jogos acontecem entre 5 e 21 de agosto.
A menos de um mês do início da viagem da tocha no País, que começa em 3 de maio em Brasília-DF, a Prefeitura de Limeira ainda não informou detalhes da passagem, como locais, horários e esquemas de segurança. Campinas, que receberá a tocha no mesmo dia, já divulgou os principais pontos da rota. Na data, a ordem das cidades será Rio Claro, Limeira, Americana e Campinas.
FUMAÇA
Aos 74 anos, Fumaça é responsável pela formação de gerações de atletas. Ele falou da emoção de participar do momento mais marcante do esporte mundial. "É motivo de muita honra e satisfação. Poder carregar a tocha é como uma premiação de alto nível, um troféu. Agradeço a todos os atletas de Limeira que apoiaram meu nome para este momento".
A expectativa do atleta, que passou o ano passado afastado das competições devido aos cuidados com a saúde, é estar bem no dia do percurso. "Quero representar a cidade à altura. Não trabalhamos pensando nisso, mas ajuda a ter mais ânimo para continuar batalhando. Nunca esperei. Deus me abençoou bastante".
Fumaça começou no esporte aos 18 anos, no Tiro de Guerra. Jogava futebol, mas logo enveredou pelas pistas, como testemunha da construção da área dedicada ao atletismo no município, a pista anexa ao Tiro, na qual atuaria nas décadas seguintes. Determinado a participar dos Jogos Regionais do Idoso este ano, ele vê a oportunidade olímpica como inspiração para os mais novos. "É um incentivo, e mostra que, trabalhando, chegamos lá. Ninguém nasce no topo. Agradeço a cidade e todos que me ajudaram".
Outros condutores cotados são o nadador Guilherme Guido e o atleta paralímpico Odair dos Santos, que ainda não foram confirmados. Nesta semana, reportagem da Folha de São Paulo abordou a dificuldade de alguns atletas olímpicos em participar do trajeto, devido a incompatibilidade dos termos de participação com contratos de patrocínio.
Foto: JB Anthero/Arquivo Gazeta de Limeira
Fumaça tem mais de meio século de história no atletismo limeirense

Publicado na Gazeta de Limeira.

0 comentários:

Postar um comentário