sexta-feira, 4 de setembro de 2015 | By: Daíza de Carvalho

A nova casa das palavras em Limeira


Bibliotecas são reinauguradas hoje em mudança prevista há mais de cinco anos

Daíza Lacerda

As bibliotecas de Limeira reabrem hoje enterrando o conceito de instituição que "guarda" o conhecimento, procurada principalmente pela obrigação dos trabalhos escolares. Renascem com a ideia de biblioteca viva, que só existe a partir da interação do outro, seja leitor, ouvinte ou admirador, estimulados pelo que ela tem a oferecer.
A partir das 10h30 de hoje, esse público tem local definitivo para buscar ou se perder nas obras de sua escolha, no novo prédio das bibliotecas no Parque Cidade. Eles serão saudados pelos dizeres dos patronos João de Sousa Ferraz e Cecília Quadros, cujas palavras preenchem o alto de um dos lados do complexo.
"É um olhar diferente da biblioteca, e acreditamos que as pessoas vão gostar, o que é a nossa satisfação. Fizemos tudo pensando nelas, em como vão ver, se sentir", declara Ligia Consuelo Araújo, coordenadora da biblioteca. A expectativa é de quem está há 19 anos na biblioteca, acompanhando as mudanças e novas demandas, que devem ser atendidas no novo projeto.
No espaço mais amplo que já teve, a biblioteca receberá os públicos adulto, juvenil e infantil com novo mobiliário e acervo de 39 mil volumes. Se contabilizados os periódicos, são 43 mil itens. Também há espaço para a tecnologia, com computadores do programa Agenda Cidadã, e outros que devem chegar por meio do projeto do Comitê para a Democratização da Informática (CDI)específico para bibliotecas, da fundação Bill & Melinda Gates.
A partir de hoje, o visitante é livre para acessar as obras nas estantes. Mas em breve poderá folhear as obras com mais conforto, já que o mobiliário novo ainda não chegou, como poltronas e puffs. Ainda não está pronto o anfiteatro, que também depende da chegada dos móveis.
NOVA CASA
Na tarde de ontem, retoques na pintura e na comunicação visual eram feitos. Mas o acervo foi estabelecido no local no início deste ano, quando deixou prédio alugado na Rua Senador Vergueiro. A mudança começou em fevereiro e, no mês seguinte, os livros já estavam em casa nova, ainda que não totalmente organizados.
As estantes obedecem à ordem de catalogação, mas os romances, mais procurados, ficarão à frente. O Espaço Zumbi dos Palmares, com obras acerca dos negros, também está disponível, assim como os volumes em braile e audiolivros. Para os mais saudosistas, até mesmo os livros mais antigos ficarão à disposição.
No período em que a abertura foi parcial, para leitura de periódicos e pedidos de livros no balcão, circulavam cerca de 80 pessoas por dia. Já a demanda depois de aberto o acesso às prateleiras ainda é incerta. É a procura que determinará o horário de atendimento que, por enquanto, será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Horários alternativos devem ser estudados, conforme a demanda.
Com as portas abertas, o local já tem evento programado para a próxima semana. No dia 10, a biblioteca recebe, às 15h, o autor Edson Garcia, que escreveu dezenas de livros infanto-juvenis. Às 19h, será a vez da revelação Marcos Perez, ambos pelo programa Viagem Literária, com participação gratuita.
Entre o alívio e a ansiedade de devolver o público ao acervo, Ligia faz o convite. "A biblioteca convida a todos para que venham conhecer o novo espaço. Desde aqueles que já eram frequentadores até quem estiver de passagem no parque. Entrem, conheçam e utilizem os serviços. A biblioteca é pública, da comunidade. De todos".






0 comentários:

Postar um comentário