sexta-feira, 28 de maio de 2010 | By: Daíza de Carvalho

Limeira já possui sinal de TV digital da Globo; transmissão será oficializada nesta segunda

Daíza Lacerda

A era da imagem de alta definição já chegou a Limeira. Em correção à informação publicada ontem sobre a transmissão digital, o sinal já existe na cidade, e em área bastante extensa, partindo da antena da EPTV, retransmissora da TV Globo.

A transmissão em caráter definitivo e oficial acontecerá nesta segunda-feira, mas quem possui TV com o receptor do sinal ou conversor digital acoplado ao aparelho já pode conferir novelas, telejornais, alguns filmes e até jogos de futebol em alta definição, na programação aberta.
O engenheiro técnico de projetos da EPTV, Paulo Beghini, responsável pela implementação, explica que o sinal está em fase de testes, mas já está no ar. “Até segunda-feira, está sujeito a cortes, mas abrange toda a cidade, podendo até alcançar outras localidades”, afirma. Caso contrário, serão posteriormente instalados reforçadores de sinais nessas cidades. Algumas regiões, devido à topografia, poderão também ter falhas, o que será trabalhado. “As áreas de sombra serão estudadas, mas, a princípio, todas que recebem o sinal analógico com antena UHF também terão alcance do digital”, diz Beghini.
Além de Limeira, a implantação oficial do sinal será feita ainda em Piracicaba, Amparo, Indaiatuba e Mogi Guaçu. Informações sobre o sistema e mapa de abrangência da região podem ser conferidos no site www.eptv.com/tvdigital

42, 43 e 20
A transmissão digital da TV Globo funciona no canal 42, enquanto o analógico funcionará no 43, em substituição ao 20, conforme testes iniciados neste mês. “Tivemos alguns problemas técnicos inesperados durante a implementação desse novo canal, que foram solucionados.
Para evitar alguma outra falha, funcionará paralelamente ao canal 20, até este ser desativado”, explica o engenheiro.
A previsão é de que o canal 20 seja desligado após a Copa. A alteração de canais, que será feita em todo o Estado, foi solicitada pelo Ministério das Comunicações, como adequação à implementação dos canais digitais.
Embora o canal digital “físico” da Globo seja o 42, Beghini lembra que poderá aparecer na exibição referência como canal 12.1 EPTV HD, que é o canal “virtual.

DEFINIÇÃO
O cinegrafista Márcio Magrin, 39, tem pesquisado há meses sobre o sinal na cidade, através de um fórum de limeirenses na internet.
Há cerca de um mês, soube dos testes de transmissão e, munido do conversor digital há duas semanas, já pode conferir a mudança na programação de alta definição. “Tinha um nível de sinal alto, ainda por Campinas, mas [ante]ontem o sinal estava mais forte, quando nos assustamos com o salto na qualidade”, diz.
A esposa também atesta a diferença. “É outra coisa assistir novela, jornal e jogo de futebol.
Dá pra ver os poros dos apresentadores. É qualidade sem precisar pagar”, diz a fotógrafa Ivone Magrin.
Os conversores em geral possuem o mesmo “sistema”, comum na programação fechada, com exibição de informações sobre o programa em exibição, como descrição e horários de início e término.
O casal, que mora próximo à antena retransmissora, conferiu ainda alguns programas da TVB (canal digital 16) e Bandeirantes (28, no sistema digital), com direcionamento de Campinas.

Publicado na Gazeta de Limeira.

0 comentários:

Postar um comentário