domingo, 4 de abril de 2010 | By: Daíza de Carvalho

Projetos de Turismo contemplam Pires, Av. Costa e Silva e Centro de Eventos

Daíza Lacerda

Na primeira semana à frente da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, Marcos Camargo dará continuidade aos projetos da Prefeitura. O setor de turismo deverá ter maior ênfase na melhoria de espaços da pasta, enquanto o calendário de festas será centralizado no Centro Municipal de Eventos.

Entre as primeiras mudanças, está o funcionamento da secretaria, que migrará em breve para as dependências do Museu da Joia. "As ações de Turismo deverão ser feitas de lá, onde o departamento estará melhor instalado, com maior dinamismo", diz o novo secretário.
Como novos projetos, estão a construção de um portal alemão no Bairro dos Pires, que deverá ser visto da Anhangüera, além da reforma do portal de entrada da cidade. "O local deverá, além de fornecer informações, oferecer folderes e mapas, além de sinalizar os pontos turísticos da cidade", diz Camargo, listando o Museu da Joia, Parque da Cidade, Horto Florestal e os futuros Jardim Botânico e Zoológico. Nos Pires, está nos planos de turismo para a região o fomento da comida típica alemã, além da recuperação do cemitério, a ser estudada com moradores.
Mudanças também serão estão previstas para a Avenida Costa e Silva, como um centro de apoio ao turista, no sentido de oferecer maior estrutura aos visitantes e compradores, como roteiro de visitas, recinto para alimentação e banheiros. "A ideia desenvolver algo como é feito na feira do Brás, em São Paulo. As lojas não abrem no final de semana porque não tem compradores, que não vêm porque os locais não abrem. É preciso pensar nisso", declara. Segundo ele, a fórmula para o local deverá ser discutida e decidida com os lojistas e entidades do ramo.
Além de manter o calendário de eventos, como o tradicional Domingo de Relíquias e as festas anuais como a das Nações, Camargo lembra que entre as comemorações a serem retomadas está o carnaval de rua. "Estudamos um local apropriado, possivelmente na região das marginais. Haverá uma comissão para isso, incluindo os grupos interessados", diz.
Outros projetos que continuam em andamento é o da Maria Fumaça, cujo projeto da linha férrea deverá ser feito neste ano, e o da Vila das Nacões, no Morro Azul.
As medidas visam fomentar a visitação, de forma que a cidade seja incluída em roteiros. Entre os objetivos está a transformação do município estância turística, denominação que garantiria também verba diferenciada do governo.

CENTRO MUNICIPAL DE EVENTOS
Camargo aponta a deterioração do do Centro Municipal de Eventos, que deverá ter reparos na estrutura para continuar a receber grandes eventos, como as feiras Abril Fashion e Aljoias. Entre outras festas previstas para o local, estão a Japonesa e da Laranja, que deverá ser reformulada neste ano. "A ideia é transformar a área no principal local de grandes festas e atividades da secretaria", enfatiza.
Para a carência de locais destinados aos jovens, que usam áreas como o entorno do shopping ou postos de gasolina para aglomeração, Camargo cita o projeto "embrionário" de domingueiras com DJs no pavilhão de eventos. "Será uma atração que os jovens gostam, num local onde podemos controlar questões da idade, além de som que não atrapalhe vizinhos. É melhor do que ficarem na rua", afirma, lembrando que não há pretensão de tirar jovens dos locais citados, mas sim de dar opção. A estimativa é que projeto tenha início neste ano, após formalização do Conselho da Juventude, com o qual será formulado.
Ainda como opção aos jovens, estão os planos de parceria com a Secretaria Municipal da Educação para o prédio do Centro de Ciência, onde poderá funcionar o Espaço Jovem, que ofererece lan house e oficinas gratuitamente.

Original em pdf aqui.

0 comentários:

Postar um comentário