domingo, 4 de abril de 2010 | By: Daíza de Carvalho

Festival de Circo: Léotard, o 'pai' do trapézio, terá homenagem de artista

Daíza Lacerda

O trapézio, criado há 150 anos pelo francês Jules Léotard, do Cirque d'Hiver, em Paris, terá a comemoração do "aniversário" em número do artista circense André Sabatino, mais conhecido como Deco. A homenagem será feita durante o 3º Festival Paulista de Circo, ao lado do Parque da Cidade, entre 7 e 11 de abril.
O jovem de 27 anos está sempre na piscina, mas não para se refrescar e sim para treinar o número circense trapézio em balanço. Como não existia rede de segurança, Léotard treinava sobre uma piscina, realizando sozinho acrobacias: pirueta, mortal, equilíbrio pelos pés. Tudo no trapézio em movimento.
Aos 7 anos, André entrou na ginástica olímpica. Na Faculdade de Educação Física, conheceu artistas circenses e começou a praticar malabares, perna-de-pau e outros números. Mas foi no trapézio de balanço que se encontrou, incentivado pelo professor Alex Brede, da Cia do Circo, em Campinas. André integra o grupo Ares e criou os Irmãos Sabatino, com seu irmão Martin. A dupla já fez parte de uma trupe de voo na Holanda, no Circo Luis Knee Junior.
“Fui assistir ao Festival de Circo em Deman, na França, e vi um livro sobre a história de Léotard. Comecei a pesquisar e me apaixonei pelo tema. Ele era um exímio trapezista e fazia acrobacias impressionantes sem nenhuma proteção, depois de ensaiar sobre a piscina até o truque ficar perfeito. Eu uso uma corda de segurança, claro”, conta André.
Ele se apresentará no espetáculo de abertura, dia 7, a partir das 20h, em show solo, e também no sábado, 10, no fim da tarde.

Original em pdf aqui.

0 comentários:

Postar um comentário