sexta-feira, 24 de junho de 2016 | By: Daíza de Carvalho

Tão fera quanto bela, Ariane contará a sua saga em Limeira

Nº 1 do triathlon de longa distância no Brasil é trazida pelo nadador limeirense Diego Prado

Daíza Lacerda

Não se engane com os olhos e cabelos claros e riso fácil. Por trás do rosto bonito da triatleta Ariane Monticeli está uma competidora que não larga o osso nem mesmo nas adversidades das provas de longa distância que enfrenta defendendo o Brasil. Atletas do Esporte Clube Pinheiros (ECP), a campeã do Ironman (IM) Florianópolis 2015 é trazida a Limeira pelo nadador limeirense Diego Prado, que organiza palestra e treino que ocorrem amanhã e domingo. O convite é feito pela própria atleta em sua rede social: https://www.instagram.com/p/BHAPJfwEigE/.
Em meio às quatro sessões diárias de treino na preparação para o IM Zurique, onde buscará, dia 24 de julho, pontos para a vaga no mundial em Kona, Ariane falou à Gazeta sobre as dores, alegrias e desafios do esporte. Sua rotina é buscar o limite diariamente, nada menos do que será exigido nas provas de 3.800 metros de natação, 180 km de bike e 42 km de corrida. Neste ano, devido a um problema mecânico, não foi possível manter o título conquistado em 2015, mas o foco é garantir a vaga e fazer uma boa prova no mundial, em outubro, chance também comprometida no ano passado devido a uma lesão. Mesmo andando, completou a prova.
Popular principalmente nas redes sociais, ela diz que não se sente pressionada, apesar do estresse em fazer outro IM em tão pouco tempo (a prova em Floripa foi no final de maio). "Gosto de competir. Não fico nervosa antes, ou na largada, mas me mantenho concentrada. Depois de passar a linha de chegada, aí sim, dói tudo. São 9 horas no limite, e treino para aumentar a zona de sofrimento", conta. As provas chegam a ser "tranquilas" se comparadas à preparação, um verdadeiro massacre diário com natação quase todos os dias, pedal forte e dezenas de quilômetros a cumprir na corrida. Ritmo que ela manterá mesmo com a palestra e treino em Limeira neste fim de semana, cumprindo a planilha antes de vir e depois que voltar a São Paulo.
O PODER DO QUERER
Amanhã será uma das poucas oportunidades dos adeptos do triathlon de acompanhá-la, já que ela vai restringir a agenda de palestras para focar nos treinos, apesar de inúmeros pedidos de vários Estados. Além da pauleira do dia a dia, onde cumpre agenda com equipe de treinadores, preparadores físicos e nutricionistas, entre outros profissionais, Ariane deve expor aquilo que a move, muito além dos músculos. "Às vezes as pessoas reclamam demais, perdem energia. Quando estou muito desgastada nos treinos, sem conseguir responder, meu técnico me lembra que eu posso até não conseguir, mas eu tenho que querer. Aprendo todo dia que a intenção de querer já é um estímulo para as pessoas, nas competições e na vida"
Entre 2008 e 2012, Ariane conciliou as competições como profissional e o emprego de comissária de bordo, até se dedicar exclusivamente ao triathlon. Antes de se tornar referência no esporte, recebeu a confiança de patrocinadores, o que avalia que está em falta no País que sediará as Olímpiadas. "Muitos só querem investir quando o atleta está dando resultado. Falta uma pesquisa, uma análise do potencial de muito atleta. Nem sempre o resultado é imediato", considera.
Cercada por fãs quando está nas ruas em Florianópolis, a reciprocidade de Ariane com os admiradores lhe rendeu até um perfil de memes no Instagram, o que ela acha engraçado, desde que as postagens não sejam agressivas a ninguém. "É um retorno de quem sou como atleta e como pessoa".
Ela, que faz a própria prova sem analisar estratégias das concorrentes em meio às inúmeras variáveis de cada prova, ressalta a importância da vontade, disciplina e organização, um recado que fica a todos os (as) aspirantes a Ironman. "Se você colocar o objetivo na cabeça, vai conciliar de alguma forma, a família e treinos começando de madrugada. Já vi mãe de cinco filhos fazer o IM. A vontade é meio caminho andado". Palavra de campeã.



Além de palestra, treino de bike e corrida 

A palestra de Ariane acontece no sábado à tarde, no Shopping Nações. No domingo, haverá treino de 60 km de bike na Rodovia dos Bandeirantes, além de 8 km de corrida. Informações e inscrições pelo (19) 3445-4620 e trisportsperformance@gmail.com. (DL)


0 comentários:

Postar um comentário