terça-feira, 15 de junho de 2010 | By: Daíza de Carvalho

Alimentação: na hora da partida, nutricionistas dão cartão vermelho para o exagero

Daíza Lacerda

Entre petiscos e churrasco, torcedores já preparam o cardápio para o primeiro jogo do Brasil na Copa. Para "beliscar" entre um lance e outro, no entanto, a nutricionista Magali Rogge Mugnaini recomenda não abusar para evitar mal-estar, afinal, não só o dia continua, como a semana.

Pipoca, principalmente light, é opção às frituras; apesar das
calorias produto é menos nocivo. Foto: Arquivo Gazeta de Limeira


"Há pessoas que ainda vão trabalhar após o jogo, ou estudar à noite, mas, no geral, deve-se evitar frituras e bebidas alcoólicas", orienta Magali.
A família da dona de casa Daniela Ferreira, 30, já escolheu o menu da tarde de hoje. "Vamos apelar para o churrasco", diz. Já na casa de Márcia Rodrigues, 49, não haverá tempo para assar carnes. "O petisco será a velha pipoca de microondas. Todos sairão do trabalho em cima da hora e ninguém vai querer perder o início do jogo para ficar na churrasqueira", afirma, lembrando que a opção da carne fica para os jogos em final de semana.
O horário do jogo equivale à hora do lanche da tarde, para o qual Magali sugere, além dos tradicionais amendoim e pipoca (que, apesar de calóricos, não são nocivos como as frituras), petiscos mais leves, como baguetes frias, picles, azeitona e queijo branco em cubos, além de palmito e ovo de codorna. Calabresa e batata frita devem ser evitados, mas a batatinha com vinagrete é outra opção. "Torradinhas com patê de legumes também vão bem para a ocasião. Até mesmo bolos, desde que sem coberturas gordurosas", lembra ela.
Se a reunião familiar para assistir a estreia pender para o churrasco, carnes vermelha e branca devem ser intercaladas - ao contrário da bebida. "Além da moderação, não é bom misturar vários tipos de bebidas. Já a água é recomendável sempre", diz.
O nutrólogo Renato Salibe Gullo também atenta ao exagero para todos, sobretudo quem tem problemas cardiológicos. "Além do ganho de peso, aumento de colesterol e triglicérides são perigos do excesso de gordura", diz ele. O descuido também pode interferir no funcionamento do fígado e digestão com a alimentação fora de costume na semana. A ressaca é outro fator, já que a semana ainda está no início.
No churrasco, a moderação fica por conta das carnes gordas. "Em vez de picanha, prefira contra-filé ou alcatra, além carnes mais leves como frango ou peixe, após salada". Pães e cerveja também são vilões, devido ao excesso de carboidrato.
A época é propícia ainda a intoxicações alimentares, segundo Gullo, devido à exposição dos alimentos. Embutidos como salame e mortadela são aguns dos "contraindicados". Doces, massas e bebidas destiladas também, devido à grande quantidade de calorias. "As pessoas engordam nesta época, não só pelo consumo durante os jogos, mas pelo frio, quando o corpo necessita de mais energia, e a prática de exercícios físicos, que fica de lado", explica.
Batatas fritas, salgadinhos e salsichas caracterizam o tipo de mistura que se torna uma bomba-relógio para o estômago. Embora as frutas sejam um item pouco lembrado como opção durante os jogos, elas são recomendadas no sentido de preservar o estômago e a saúde, já que além do resto da semana é só o primeiro jogo do Brasil na Copa. "Só não vale exagerar e depois pedir atestado para o trabalho", observa Gullo.

Publicado na Gazeta de Limeira.

0 comentários:

Postar um comentário